Início>Ensino>Licenciaturas>Estágio curricular

Estágio curricular

Todas as licenciaturas do ISAL (Turismo, Gestão de Empresas e Organização e Gestão Hoteleira) possuem no último semestre do curso um estágio curricular obrigatório, em contexto de trabalho em empresas regionais.

O estágio curricular é um processo de vivência prático-pedagógica, que aproxima o aluno da vida profissional da sua área de formação, ajudando-o a compreender diferentes teorias que regem o exercício de uma determinada profissão.

Licenciatura de Gestão de Empresas

Unidades Curriculares

Tipo

Horas de Trabalho

ECTS

Total

Contacto

 Estágio /Projeto

 Semestral

 450

400E

 18

Licenciatura de Organização e Gestão Hoteleira

Unidades Curriculares

Tipo

Horas de Trabalho

ECTS

Total

Contacto

 Estágio /Projeto

 Semestral

 480

440E

 18

Licenciatura de Turismo

Unidades Curriculares

Tipo

Horas de Trabalho

ECTS

Total

Contacto

 Estágio /Projeto

 Semestral

 480

440E

 18

Candidatura

Os alunos deverão candidatar-se aos estágios de acordo com o calendário de estágios aprovado anualmente e afixado no ISAL e no seu site.
O aluno tem de cumprir o que está previsto no Regulamento de estágio.

Os alunos deverão candidatar-se mediante a apresentação da documentação exigida e preenchimento de modelo oficial – Os requerimentos para estágio são documentos internos não estão disponíveis no site.

O Estágio pode ser efetuado de uma das seguintes formas:

  1. Mediante a candidatura a estágios propostos pelo ISAL;
  2. Mediante a faculdade do aluno estagiar em organização por ele proposta, desde que o Conselho Pedagógico do ISAL conceda parecer favorável ao respetivo requerimento, que deverá ser devidamente fundamentado.

No final do estágio, os alunos deverão apresentar um relatório de estágio obrigatório.

Estágios Curriculares e Empregabilidade das Licenciaturas do ISAL

Os estágios promovidos nas licenciaturas do ISAL, têm contribuído para a própria empregabilidade dos seus alunos e da região.

Esta unidade curricular  reúne vantagens para os dois lados. Se por um lado ao futuro licenciado é aberta uma oportunidade de colocar em prática aquilo que aprendeu na universidade, para a empresa, receber estagiários, tem o enorme benefício de poder avaliar com tempo, a criatividade, a energia e a capacidade de trabalho dos seus estagiários, sem ter de assumir compromisso laboral que lhe retira flexibilidade.

As grandes empresas apostam cada vez mais nesta forma de recrutamento, que lhes dá a garantia de poderem avaliar os seus estagiários e tempo para os ir introduzindo na filosofia da empresa.

Algumas Empresas de estágio:

Parceiros Estágios Curriculares ISAL