Covid-19 – Informações

Ano letivo 2020/2021

Comunicado 21 de janeiro 2021

No contexto da situação vivida em todo o território Nacional, e no sentido de fazer face à pandemia provocada pela COVID-19, as autoridades nacionais competentes decidiram suspender as atividades letivas, não letivas na componente presencial.

Atendendo à situação emergência de saúde pública de âmbito internacional, e especificamente na Região Autónoma da Madeira, o Instituto Superior de Administração e Línguas | ISAL, intensificou as suas medidas.

Assim, deliberou manter a realização de todas as atividades letivas e não letivas, incluindo os momentos de avaliação, online, através dos meios disponibilizados para o efeitos (Consultar documento: Plano de atividades 2020/2021).

Esta Orientação pode ser atualizada a qualquer momento, tendo em conta a evolução do quadro epidemiológico da COVID-19, sendo, assim, a presente decisão de aplicação dinâmica e mutável com as novas informações e conhecimentos.

A presente decisão, tem efeitos a partir do dia 25 de Janeiro de 2021, inclusive.

Relembramos que devemos enfrentar este momento difícil com serenidade, resiliência, esperança e otimismo.

As situações não previstas neste comunicado, devem ser analisadas caso a caso.

Fiquem em casa e protejam-se.

Comunicado 12 de  janeiro 2021

Atendendo à situação emergência de saúde pública de âmbito internacional, e especificamente na Região Autónoma da Madeira, e, de acordo com o Comunicado – Reunião extraordinária do Governo Regional Novas medidas de prevenção e controlo da COVID-19, o Instituto Superior de Administração e Línguas | ISAL deliberou a suspensão de todas as atividade letivas e não letivas presenciais, compreendidas entre 4 de janeiro de 2021 e 8 de janeiro de 2021, pelo que, as mesmas devem ser realizadas online, através dos meios disponibilizados para o efeitos (Consultar documento: Plano de atividades 2020/2021).

Atividade inadiáveis, que pela sua natureza, e de acordo com solicitação feita pelo docente, podem ser realizadas nas instalações do ISAL.

Comunicado novembro 2020

Atendendo à situação emergência de saúde pública de âmbito internacional, declarada pela Organização Mundial de Saúde, no dia 30 de janeiro de 2020, bem como à classificação do NOVO coronavírus como pandemia, no dia 11 de março de 2020, o Instituto Superior de Administração e Línguas tem vindo a aplicar as medidas.

Atualmente, o ISAL, de acordo com as medidas impostas pelo Governo no seguimento do Decreto nº9/2020, de 21 de novembro, que procede à execução da declaração do estado de emergência, procura minimizar o impacto na sua comunidade académica.

Assim, é com um elevado sentido de responsabilidade, de preocupação e elevando ao máximo o bom senso, sentido cívico e saúde de toda a comunidade, que comunicamos que decidimos suspender as atividades letivas e não letivas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro de 2020.

Protejam-se e fiquem em casa.

Início do Ano letivo de 2020/2021

No contexto da situação vivida na Região Autónoma da Madeira (RAM), bem como em todo o território nacional, e no sentido de fazer face à infeção COVID-19, as autoridades regionais e nacionais competentes emanaram um conjunto de orientações e diretivas para todas as instituições de ensino superior, de forma a minimizar e criar constrangimentos à propagação do Novo Corona Vírus – COVID 19.

As atividades letivas e não letivas presenciais no ISAL – INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E LÍNGUAS, no ano letivo de 2020/2021, que urge estimular e garantir, devem ser alvo de medidas concretas, designadamente medidas de prevenção e controlo da transmissão da COVID-19 que devem ser consideradas em todos os espaços, incluindo áreas e espaços de ocupação livre, assim como salas de aula, biblioteca e laboratórios.

Devem ainda ser alvo de atenção todas as condições para a realização de estágios pelos estudantes fora das instalações do ISAL.

O ISAL preparou um plano que contempla as principais atividades a desenvolver no decorrer do ano letivo de 2020/2021, articulando as decisões estratégicas do ISAL e bem como as orientações e diretivas emanadas pelas autoridades competentes:

Ano letivo 2019/2020

Época Suplementar de Exame COVID 19

Exames: das Unidade Curriculares de 2º. 4º e 6 semestre

Período de Inscrição: até 30 de outubro de 2020

Realização das provas:  18 a 30 de novembro de 2020

Emolumentos: Igual ao da Época Trabalhador-Estudante

Recomendação Covid ISAL 18 Maio

Comunicado – 16 de março de 2020

No seguimento das decisões anteriores, informamos que o ISAL estará a funcionar com horários reduzido até às 19h, durante a semana e ao sábado encontra-se encerrado.  Em caso de ser necessário contactar o ISAL, agradecemos que use a linha telefónica 291 705 705 ou através dos e-mails: ivone@isal.pt; libia@isal.pt ou salomao.faria@isal.pt.

Comunicado – 13 de março de 2020

Face aos novos desenvolvimentos e decisões governamentais e numa perspetiva de prudência e prevenção quer dos docentes/discentes, parceiros institucionais e população em geral,  a Direção do Instituto Superior de Administração e Línguas, deliberou suspender as atividades letivas presenciais, a partir de segunda-feira dia 16 de março, pelo período de duas semanas.
De forma a minimizar o impacto da decisão na aprendizagem dos alunos, estão a ser desenvolvidos mecanismos para que as aulas sejam asseguradas por videoconferências ou sistemas à distância.
As iniciativas de outras naturezas continuam canceladas até ao final do presente mês, tais como, ‘workshops’, seminários ou outros eventos. As medidas serão revistas periodicamente de acordo com as diretivas e sugestões governamentais.
No decurso do dia de hoje, será igualmente decidido com os parceiros Institucionais, a forma de proceder quanto aos estágios curriculares já em curso

Plano contingência ISAL Covid

Ação de esclarecimento sobre COVID-19 no ISAL

Ação de esclarecimento sobre COVID-19 no ISAL

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, participou na sessão de esclarecimento sobre o Novo Coronavírus, COVID 19, no Instituto Superior de Administração e Línguas (ISAL), no dia 04 de março. Uma sessão liderada pela médica especialista em Medicina Intensiva e também coordenadora do Coronavírus no SESARAM, Margarida Câmara.

Foi mais uma oportunidade para reforçar a informação sobre procedimentos básicos a adotar, perante a eventualidade de surgir um caso suspeito de COVID 19.

O público alvo desta ação de sensibilização para a prevenção do COVID 19 foram estudantes das Licenciaturas de Turismo e Organização e Gestão Hoteleira bem como profissionais que contactam próximo com turistas.

Para além do governante, marcou, também, presença a vice presidente do Instituto de Administração da Saúde, Bruna Gouveia que recomendou o uso da linha SRS 24Madeira, 800 24 24 20, em caso de dúvida relacionada com o COVID-19.

Contudo, existem 3 comportamentos básicos, relembrados na sessão, que podem reduzir  o risco de transmissão, a saber:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão;
  • Cumprir a etiqueta respiratória;
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes, que apresentem sintomas respiratórios.