Projetos

Intercultural Communication and Linguistic Upgrade in a Digital Environment
O projeto é uma iniciativa conjunta do ISAL, a Bjelovar University of Applied Sciences na Croácia e a Aristotle University of Thessaloniki na Grécia.
Nas atividades estiveram envolvidos os docentes e discentes destas instituições, bem como parceiros industriais associados, nomeadamente, na Região Autónoma da Madeira: a ACIF (Associação Comercial e Industrial do Funchal) e a APM (Associação de Promoção da Madeira).
O projeto INCLUDE está inserido num contexto de necessidade crescente de práticas inovadoras numa era digital, que foram recentemente desencadeadas pelo surgimento da pandemia COVID-19. Nas universidades, todas as atividades de ensino foram transferidas para salas de aula virtuais. Esta transferência pode ser especialmente desafiadora para os docentes de línguas e comunicação intercultural, pois estas áreas têm um forte foco na comunicação. O principal objetivo do projeto INCLUDE é impulsionar a empregabilidade dos alunos numa escala global, garantindo um curso de língua e comunicação inclusivo, progressivo e de alta qualidade, em várias línguas (inglês, croata, português, grego), em instituições de ensino superior em toda a Europa.

Website do projeto:

https://include.vub.hr/

Um Blended Intensive Programme (BIP) é uma modalidade do programa Erasmus+, que envolve no mínimo três Instituições de Ensino Superior, de países aderentes ao Erasmus+, na organização de um curso com o intuito de promover meios inovadores de ensino e aprendizagem.

O curso integra sempre uma componente de mobilidade física de curta duração com uma componente online (que pode ser antes ou depois da mobilidade física), com um mínimo de 3 ECTS.

Blended Intensive Programme 2023

Independent Learning Strategies in a Digital Environment

Independent Learning Strategies in a Digital Environment

Este curso contou com uma componente de ensino virtual e uma componente de mobilidade de ensino presencial, visando tornar os estudantes de ensino superior mais autónomos na sua aprendizagem através de ferramentas digitais.

A componente de ensino virtual decorreu entre 8 de março e 26 de abril 2023 e incidiu sobre os módulos de Introdução a Estratégias de Aprendizagem Independente, Ambiente Digital, Recursos Digitais para a Prática Independente da Língua Inglesa, Estratégias de Aprendizagem Digital e Ferramentas para Desenvolvimento de Projetos.

A componente de ensino presencial, por sua vez, decorreu durante a primeira semana de maio de 2023 e integrou os módulos de Técnicas de Apresentação e Estratégias de Aprendizagem Independente em Ambiente Digital. Ao longo da semana, os estudantes participaram em sessões de trabalho para a conclusão dos desafios propostos nos módulos frequentados. O programa contou, ainda, com momentos culturais, visitas de estudo e visitas a pontos turísticos de interesse na Região.

Blended Intensive Programme 2023