Projetos
Blended Intensive Programme 2025 | GENESIS
Um Blended Intensive Programme (BIP) é uma modalidade do programa Erasmus+ que envolve Instituições de Ensino Superior europeias na organização de um curso com o intuito de promover meios inovadores de ensino e aprendizagem.
O curso integra sempre uma componente de mobilidade física de curta duração e uma componente online, que culminam na atribuição de 3 ECTS aos participantes que concluam o curso.
Este Blended Intensive Programme, denominado “GENESIS: Global Entrepreneurs Network and Education for Strategy and Innovative Solutions”, tem como objetivo capacitar os estudantes de Ensino Superior para se tornarem empreendedores, proporcionando-lhes um curso abrangente que aborda temas fundamentais para orientá-los no processo de desenvolvimento das suas próprias ideias de negócio.
Componente de E-Learning
Data de início: janeiro de 2025
Data de término: fevereiro de 2025
Mobilidade Física
Março de 2025 | ISAL (Madeira, Portugal)
Reconhecimento
Os alunos que concluírem o curso receberão um certificado conjunto de três universidades:
• ISAL – Instituto Superior de Administração e Línguas (Portugal)
• University of Gdansk (Polónia)
• Comenius University Bratislava (Eslováquia)
Reconhecimento de 3 ECTS | Suplemento ao Diploma
Blended Intensive Programme 2024
Sentes a necessidade de ser mais independente na tua aprendizagem?
Tens dificuldade em encontrar ferramentas digitais que te ajudem a atingir os teus objetivos?
Temos a resposta para ti! – Um curso que irá dotar-te de ferramentas e estratégias que te permitam explorar e descobrir por ti mesmo/a.
Este curso híbrido dá-te a oportunidade de estar em Bjelovar, na Croácia durante uma semana para aulas presenciais!

https://croatia.hr/en-gb?page_id=2
Independent Learning Strategies in a Digital Environment
Componente de Ensino à Distância
Início: Início de Março
Término: Fim de Abril
Duração: 8 semanas
Mobilidade Física – Sessões de Ensino Presencial
De 5 a 9 de maio de 2025 | Bjelovar, Croácia
Reconhecimento
Os estudantes que completarem este curso receberão um certificado de três universidades:
- Bjelovar University of Applied Sciences (Croácia)
- ISAL – Higher Institute of Administration and Languages (Portugal)
- Sofia University St. Kliment Ohridski (Bulgária)
Reconhecimento de 3 ECTS | Suplemento ao Diploma
Para te candidatares, por favor preenche o formulário de candidatura e envia-o para: andreia.carvalho@isal.pt e claudia.afonso@isal.pt
O período de candidaturas decorre entre 28 de Outubro e 1 de Novembro de 2024.
O projeto é uma iniciativa conjunta do ISAL, a Bjelovar University of Applied Sciences na Croácia e a Aristotle University of Thessaloniki na Grécia.
Nas atividades estiveram envolvidos os docentes e discentes destas instituições, bem como parceiros industriais associados, nomeadamente, na Região Autónoma da Madeira: a ACIF (Associação Comercial e Industrial do Funchal) e a APM (Associação de Promoção da Madeira).
O projeto INCLUDE está inserido num contexto de necessidade crescente de práticas inovadoras numa era digital, que foram recentemente desencadeadas pelo surgimento da pandemia COVID-19. Nas universidades, todas as atividades de ensino foram transferidas para salas de aula virtuais. Esta transferência pode ser especialmente desafiadora para os docentes de línguas e comunicação intercultural, pois estas áreas têm um forte foco na comunicação. O principal objetivo do projeto INCLUDE é impulsionar a empregabilidade dos alunos numa escala global, garantindo um curso de língua e comunicação inclusivo, progressivo e de alta qualidade, em várias línguas (inglês, croata, português, grego), em instituições de ensino superior em toda a Europa.
Website do projeto:
O curso integra sempre uma componente de mobilidade física de curta duração com uma componente online (que pode ser antes ou depois da mobilidade física), com um mínimo de 3 ECTS.
Blended Intensive Programme 2023
Independent Learning Strategies in a Digital Environment
Este curso contou com uma componente de ensino virtual e uma componente de mobilidade de ensino presencial, visando tornar os estudantes de ensino superior mais autónomos na sua aprendizagem através de ferramentas digitais.
A componente de ensino virtual decorreu entre 8 de março e 26 de abril 2023 e incidiu sobre os módulos de Introdução a Estratégias de Aprendizagem Independente, Ambiente Digital, Recursos Digitais para a Prática Independente da Língua Inglesa, Estratégias de Aprendizagem Digital e Ferramentas para Desenvolvimento de Projetos.
A componente de ensino presencial, por sua vez, decorreu durante a primeira semana de maio de 2023 e integrou os módulos de Técnicas de Apresentação e Estratégias de Aprendizagem Independente em Ambiente Digital. Ao longo da semana, os estudantes participaram em sessões de trabalho para a conclusão dos desafios propostos nos módulos frequentados. O programa contou, ainda, com momentos culturais, visitas de estudo e visitas a pontos turísticos de interesse na Região.