Testemunhos
Testemunhos de Alunos das Pós-Graduações ISAL
Nome: Alexandra Paula Costa Freitas
Curso: Pós-graduação em Gestão de Unidades de Saúde e Instituições Sociais
Empresa: SESARAM, E.P.E.
Porquê da escolha deste Curso?
A escolha da Pós-Graduação esteve relacionada com as minhas funções no contexto profissional atual. Considero que é sempre uma mais-valia ter presente a fundamentação teórica aliada ao contexto de trabalho onde estamos inseridos.
Como conheceu a escola?
Através de pessoas conhecidas, em conversação.
Porque quis vir para cá estudar?
Tinha recebido feedback bastante positivo de pessoas que tinham já frequentado a mesma pós-graduação no ISAL.
Quais as expectativas na altura?
Sobretudo adquirir mais conhecimentos em termos da componente teórica.
Quais os resultados alcançados?
Foi um sucesso e acho que deveriam continuar a promover esta Pós-Graduação. Além de adquirir os conhecimentos teóricos que pretendia, foi muito enriquecedor contactar com diferentes pessoas, diferentes perspectivas. O facto de sermos um grupo de formandos de diversas áreas permitiu uma grande troca de ideias e convicções que, na minha opinião, foi talvez a parte mais rica do curso. Os professores eram óptimos e possuíam uma componente prática, aliada à teórica, bastante evidente, o que é fundamental. Por mais que não seja, sinto que esta formação permitiu-nos ficar mais despertos para situações futuras que possam ocorrer, situações novas que surjam e que, com os conteúdos adquiridos, saibamos depois dar a melhor resposta. Foi, sem dúvida, uma mais-valia.
Qual a relação com os Professores e colaboradores?
Óptima!
Memória vivida?
A proximidade que se gerou com os colegas, até com os da mesma classe profissional com quem não existia essa proximidade anteriormente. Os trabalhos de grupo foram fundamentais e enriquecedores.
Nome: Carlota Rodrigues
Profissão: Técnica de Diagnóstico e Terapêutica –
Técnica de Medicina Nuclear.
Porquê da escolha deste Curso? De acordo com as funções por mim desempenhadas a nível profissional e o gosto pelo desenvolvimento das minhas competências académicas, como objetivo deu um melhor desempenho profissional, tornou-se importante ingressar nesta pós-graduação como complemento da minha formação.
Porque escolheu o ISAL para estudar?
Pela sua posição de destaque no Ensino Superior na Ilha da Madeira bem como pela oferta de pos-graduações.
Quais as expectativas na altura?
Dotar de conhecimentos na área da gestão de forma a adoptar na minha pratica laboral e consequente melhoria da mesma.
Qual a relação com os professores e colaboradores? Existe uma relação de grande proximidade entre professores e alunos permitindo assim uma abertura no debate dos temas, na clarificação de dúvidas, saindo o aluno muito beneficiado com este tipo de relação.
O curso está a ir de encontro as suas expectativas? Sim, considero que enriqueci os meus conhecimentos na área da gestão, adquiri uma série de ferramentas que me permitirão no meu dia a dia realizar uma melhor gestão como profissional de saúde, fiquei mais desperta para assuntos não diretamenterelacionados com a gestão mas inerentes e igualmente importantes.
Nome: Eduardo Miguel Gouveia
Profissão: Gerente Bancário
Porquê da escolha deste Curso? A Gestão de Recursos Humanos é sem dúvida uma área fundamental e de extrema importância em qualquer organização. Num mundo onde a concorrência e competitividade são palavras de ordem, a gestão de recursos humanos é um elemento diferenciador não só para captar, mas também para reter os melhores quadros.
Porque escolheu o ISAL para estudar? O ISAL é sem duvida uma “faculdade” de referência no panorama educacional da Região Autónoma da Madeira, não só pelo facto de terem um Corpo Docente de elevada qualidade e qualificação, possuidores de currículo irrepreensível, mas também por ir de encontro às necessidades regionais, quer no tocante à oferta formativa quer à colocação dos seus cursos todos em regime noturno.
Quais as expectativas na altura? Atendendo à minha experiência profissional, tinha a expectativa de complementar algumas tarefas que desempenho de forma empírica, com a aquisição de conhecimento científicos. Qual a relação com os professores e colaboradores? Uma relação muito próxima e com elevada interactividade, onde as sinergias convergem para um ponto comum que é a aquisição de conhecimento.
O curso está a ir de encontro as suas espectativas? Sim. Para além dos temas abordados serem de elevado interesse, o Corpo Docente tem elevada experiência e conhecimentos científicos. Dado o elevado carácter pratico da formação, já apliquei alguns dos conhecimentos adquiridos na vida profissional.
Nome: José Nelson Rodrigues Abreu
Curso: Pós-Graduação em Banca, Seguros e Mercados Financeiros
Empresa: SS Financial
Profissão: Consultor
Porquê da escolha deste Curso?
A escolha do Curso deveu-se à necessidade na altura de aprofundar conhecimentos em
Mercados Financeiros.
Como conheceu o ISAL?
Tinha concluído o Bacharelato em Gestão no ISAL.
Porque escolheu o ISAL para estudar?
Já conhecia o ISAL.
Quais as expectativas na altura?
A minha expetativa na altura era adquirir conhecimentos Mercados Financeiros e de Banca, pelo fato de ter negociações com as Instituições Financeiras queria perceber melhor a sua orgânica funcional.
Quais os resultados alcançados?
Os resultados foram muitos bons porque permitiu-me ter uma melhor perceção de aspectos que até altura desconhecia, nomeadamente na área da banca e seguros.
Qual a relação com os Professores e colaboradores?
Sempre foi uma ótima relação, acho que o ISAL distingue – se pelo facto de termos uma relação muito próxima com os docentes e colaboradores .
Memoria vivida? (Algo que o tenha marcado durante o curso)
Essencialmente a troca de experiencias que tive com os meus colegas, sendo que a maior parte deles trabalhava no sector bancário. Foi importante saber quais os seus pontos de vista e por outro eles conhecerem também alguns aspetos de quem está do lado das “empresas”. Recordo um episodio na unidade de estratégia empresarial onde o Mestre Eduardo Cruz durante uma aula mencionou o livro do Jim Collins e a forma apaixonada com o descreveu fez que a maior parte de nós comprasse o livro, apesar do mesmo não fazer parte da bibliografia da unidade.
Nome: Marisa Gomes Rodrigues Cabral
Curso: Pós-Graduação Gestão de Unidades de Saúde e Instituições Sociais
Profissão: Enfermeira Especialista em Reabilitação
Empresa: SESARAM
Porquê da escolha deste Curso?
Tinha interesse em fazer a Pós-Graduação porque na minha actividade profissional tenho muitas vezes que assumir a responsabilidade pelo serviço e a formação na área da gestão é, por isso, uma mais-valia dentro das funções que desempenho.
Como conheceu a escola?
Já conhecia a Instituição há muitos anos. Da Pós-Graduação soube através do jornal e também através de colegas que também vieram fazer a formação
Porque quis vir para cá estudar?
Tinha boas referências do ISAL e interessava-me aprofundar um pouco mais os meus conhecimentos na área a que se referia a Pós-Graduação.
Quais as expectativas na altura?
Esperava obter novos conhecimentos e ter evoluir em termos de currículo e carreira, para além de que esperava que se reflectisse depois na aplicação prática na minha actividade profissional.
Quais os resultados alcançados?
Foram bons e com bastante aplicação pratica.
Qual a relação com os Professores e colaboradores?
Foi excelente, os formadores que cá vieram eram pessoas visivelmente capacitadas e aptas para leccionar aqueles conteúdos, em termos de qualidade superou as expectativas. Relativamente aos restantes colaboradores do ISAL, demonstraram ser pessoas sempre prontas a ajudar.
Memória vivida? (Algo que o tenha marcado durante o curso)
O grupo em si era bom, articulava-se bem, criaram-se laços de amizade e empatia entre o grupo de formação e até mesmo com os professores.
Nome: Susana Alexandra Sousa Gomes
Curso: Pós-graduação em Banca, Seguros e Mercados Financeiros
Profissão: : INETESE-Madeira
Empresa: SESARAM, E.P.E.
Porquê da escolha deste Curso? Optei pela Pós-Graduação em Banca, Seguros e Mercados Financeiros pois sou licenciada em Matemática-Ramo Científico e a área financeira sempre foi de grande interesse para mim. Iniciei aminha carreira profissional na INETESE em 2004 como formadora de Matemática nos Cursos
Técnicos de Banca e Seguros. Sempre achei que devia ter mais conhecimentos nestas áreas para
poder também desenvolver um melhor trabalho com os meus alunos. A Pós-Graduação trouxe-me
as ferramentas que precisava para isso, podendo assim aliar a Matemática à Banca e aos Seguros,
tornando o processo de ensino-aprendizagem mais interessante e significativo para os alunos.
Como conheceu a escola? Conheço o ISAL desde que eu própria me candidatei ao Ensino Superior em 1999. No entanto não
optei por tirar a Licenciatura no ISAL por não ter a área que era do meu interesse, Matemática.
Porque escolheu o ISAL para estudar? Escolhi o ISAL por ser a única instituição a desenvolver a Pós-Graduação na Madeira. Além disso
apresentavam um horário que me atraía e que era possível conciliar com a minha atividade profissional.
Quais as expectativas na altura? O meu objetivo ao ingressar na Pós-Graduação era o de ganhar conhecimentos e conseguir associá-los aos conteúdos que lecionava aos meus alunos, tornando assim o ensino da Matemática algo mais dinâmico e interessante para estes pois uma das questões que mais me faziam era: “Para que me serve isso na vida real?”. Os meus parcos conhecimentos na área financeira não me permitiam responder a esta questão. As minhas expetativas ao ingressar na Pós-Graduação não passavam propriamente por querer ingressar na área profissional, apenas dar-me ferramentas para melhorar aquilo que já fazia, que era dar aulas a estes alunos, que tinham uma saída profissional tão específica e queria que compreendessem a Matemática como uma aliada nas funções que viram a desempenhar profissionalmente e não apenas como mais uma disciplina.
Quais os resultados alcançados? Os meus objetivos foram plenamente alcançados e ultrapassados, tendo adquirido todos os conhecimentos essenciais para um melhor desempenho das minhas funções. Mais ainda, a rede de contactos (e de amigos) que foi criada foi de extrema importância e hoje ajuda-me a
desempenhar um melhor trabalho, desta feita não como professora de Matemática mas como Diretora Regional da Escola INETESE-Madeira, pois trabalhamos sempre em estreita colaboração com a Banca e com os Seguros.
Qual a relação com os Professores e colaboradores? Durante toda a minha passagem pelo ISAL e até aos dias de hoje, sempre me senti “em casa” no
ISAL. Todos os colaboradores e professores sempre se mostraram disponíveis em ajudar-nos em todas as situações e sempre encontramos caras amigáveis e portas abertas a nos receber. Apenas posso agradecer a todos por tudo o que nos ensinaram… são fantásticos. Mantenham o excelente
trabalho.
Memória vivida? Uma só? Foram tantas! As aulas que se desenrolavam sempre numa perspetiva de diálogo e troca de ideias, não apenas de “despejar conteúdos” foram certamente momentos a guardar. Os trabalhos em grupo que tinham tanto de brincadeira como de seriedade mas que potenciavam a troca de experiências e exponenciavam a “absorção” de conhecimentos. O apoio que se criou dentro do grupo/turma, em que tentávamos sempre ajudar-nos uns aos outros, tentando
contribuir cada um de nós com o melhor que sabia fazer. Os nossos momentos de descontração nos intervalos das aulas ou mesmo num almoço realizado como despedida de um dos formadores. É injusto apenas podermos enumerar um momento pois eles foram tantos… e que deixaram com
certeza uma marca positiva, muito positiva.
Nome: Teresa Maria Jardim da Silva
Curso: Pós-Graduação em Auditoria, Controle de Gestão e Fiscalidade
Ano: 2012
Profissão: Assistente da Administração
Empresa: AFAVIAS
Porquê da escolha deste Curso?
O curso veio de encontro a uma necessidade de desenvolvimento de conhecimentos e competências profissionais e surgiu no momento certo. Eu sentia algumas lacunas nestas áreas e percebi, através do plano de estudos, que o curso era o que eu pretendia.
Como conheceu a escola?
Já conhecia o ISAL, não só através de alguns colegas e outros profissionais que frequentaram a escola, mas também pela imagem da própria instituição, já reconhecida no mercado, principalmente pela vertente prática do seu ensino.
Porque quis vir para cá estudar?
Porque o ISAL lançou a “pós-graduação certa”, no “momento certo”. Confiei na instituição, no plano de estudos e na coordenação científica.
Quais as expectativas na altura?
Adquirir conhecimentos e desenvolver competências com vista à melhoria do meu desempenho profissional
Quais os resultados alcançados?
Melhorei substancialmente o desempenho profissional nestas áreas. Abriram-se novos caminhos e assumi novas responsabilidades que, sem o curso, não teriam sido possíveis.
Qual a relação com os Professores e colaboradores?
Muito boa, de muita proximidade e apoio. Os professores eram, duma forma geral, muito acessíveis e disponíveis. Incentivaram a partilha de conhecimento e de experiências. As aulas foram lecionadas duma forma muito prática, tendo sido disponibilizado muito material de apoio. Relativamente aos colaboradores, foram, sempre, muito cordiais e profissionais.
Memória vivida? (Algo que o tenha marcado durante o curso)
A vertente prática da pós-graduação. Os trabalhos de grupo foram muito importantes na compreensão e aplicação da matéria e na retenção de conhecimentos, além de fomentar o diálogo, o trabalho em equipa e as relações interpessoais, com colegas e professores.
Nome: Vítor Freitas
Profissão: Empresário
Porquê da escolha deste Curso? A minha vida profissional sempre foi dedicada a uma grande área da nossa economia, a construção
civil. Há cerca de dois anos, surgiu a possibilidade de desempenhar funções noutra grande área, a
saúde, assim sendo, decidi adquirir conhecimento nesta área com o objetivo de poder estar melhor
preparado para os desafios atuais e futuros.
Porque escolheu o ISAL para estudar? O ISAL é sem duvida uma organização de referência na área da formação e ensino na nossa R.A.M.
Liderada por técnicos com visão que identificam as necessidades de formação e ensino atuais.
Sem duvida alguma o horário pós laboral é uma grande mais valia, e possibilita a todos a formação
em diversas áreas.Os docentes são portadores de excelentes currículos, e de elevada capacidade técnica e cientifica.
Quais as expectativas na altura? Como referido anteriormente e devido à necessidade de adquirir conhecimento nesta área, a
expetativa foi sem duvida poder estar melhor preparado para o meu desenho profissional.
Qual a relação com os professores e colaboradores? O relacionamento com os professores é excelente, interatividade, empatia, simpatia, e também interesse mutuo na troca de informação e conhecimento. Quanto aos colaboradores, do melhor, sempre disponíveis e com conhecimento de causa, verdadeiros profissionais. Muito obrigado.
O curso está a ir de encontro as suas espectativas? Sem duvida alguma. O conhecimento dos docentes é muito elevado, tanto a nível pedagógico como a nível técnico e cientifico, o que possibilita a todos nós a aplicação dos conhecimentos adquiridos na vida profissional.